Vídeo conta história das remoções da “Cidade da Copa”

Obras atrasadas, Ramal da Copa e TIs Camaragibe e Cosme e Damião foram responsáveis por centenas de desapropriações
Cidade da Copa ainda nem começou a ser construída e Governo do Estado ainda quer doar terreno para iniciativa privada

A doação do terreno da Cidade da Copa será analisada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira. A polêmica decisão foi adiada na semana passada e foi convocada uma reunião com representantes do Executivo para esclarecer a proposta. O procurador-geral do Estado, Thiago Norões, deve ser o responsável por tentar explicar o projeto de lei 1973/2014, de autoria do Poder Executivo.

A doação será mais um custo para somar na conta do empreendimento Arena Pernambuco caso aprovada. Mas ainda não é claro o valor da construção da sede pernambucana da Copa do Mundo, já que o Governo do Estado fala em R$650 milhões e os três empréstimos realizados através do BNB e BNDES somam um montante bem mais alto (confira no site da transparência do Governo Federal: http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/cidades/execucao.seam?empreendimento=7).

Enquanto a negociação financeira é explicada, o vídeo Gol Contra conta como foi o outro lado dessa história. Imagens da reunião em que os moradores foram informados sobre o projeto se misturam a relatos sobre a dificuldade daqueles que têm que abandonar o seu lugar, onde construíram suas pequenas casas, fizeram suas vidas, onde trabalham e os filhos estudam, para ceder lugar às obras do estádio/Cidade da Copa e de infraestrutura da Copa do Mundo 2014.

O documentário, realizado pela Copa Favela 2014 (com Andréa Luna à frente), foi financiado por meio de apoio do Fundo Socioambiental CASA. Assistam para conhecer a situação dos removidos em São Lourenço da Mata e outras cidades próximas à Cidade da Copa, como Camaragibe.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s