15M: Em meio à greve, ato simbólico lembra desapropriados que morreram após início das remoções

This slideshow requires JavaScript.

Em meio ao clima de tensão que tomou conta da Região Metropolitana do Recife por conta da greve da Polícia Militar, Camaragibe recebeu um ato importante neste 15 de maio. O 15M, protesto mundial anti-Copa, em Pernambuco teve como foco denunciar a situação das mais de 200 famílias removidas para as obras de ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe e do Ramal da Copa no Loteamento São Francisco.

As famílias do Loteamento São Francisco se uniram a lideranças de diversos grupos estudantis, políticos e de usuários de transporte para pedir o pagamento das indenizações pelas casas demolidas, auxílio moradia e a construção de um conjunto habitacional no local onde elas foram desapropriadas para abrigar aqueles que deixaram de ter casa própria.

A demanda dos removidos bate com a de usuários do transporte público que na semana passada reclamaram dos problemas nos TIs. A não ampliação do terminal de Camaragibe com a implantação do bilhete único poderia facilitar a utilização do terreno hoje em obras muito lentas para construção de moradias.

Depois de encerrado o ato das famílias removidas, jovens continuaram fechando a Avenida Belmínio Correia. Mas o ato simbólico foi pacífico e homenageou também sete moradores falecidos durante o período de negociação com o Governo do Estado e após as demolições.

Leave a comment